Aniversário de Gandhi e dia Mundial da Paz

“Meu trabalho estará terminado se eu convencer a família humana de que cada homem ou mulher, ainda que tenha corpo debilitado, é o guardião do seu amor-próprio e da sua liberdade” – Mahatma Gandhi.

Mohandas Karamchand Gandhi era o nome de batismo do homem que foi conhecido mundialmente como Gandhi. Ele nasceu na Índia em 02/10/1869 e embora tenha vivido também na África do Sul e na Inglaterra ele retornou para a Índia em 1915 e começou sua luta pacífica para estabelecer a paz em seu país dominado pelos ingleses. Por defender o término do sistema de castas e das diferenças religiosas sempre utilizando de sua pregação de não violência ou desobediência civil, desde 2007 a data do aniversário de Gandhi passou à ser comemorado também o Dia Mundial da Paz.

Na Índia hoje é feriado para que se possa comemorar melhor a data indo inclusive no mausoléu de Mahatma (que significa Grande Alma) onde se cantam canções em louvor e se jogam pétalas de flores. Este ano a comemoração se tornou mais significativa ainda após o Tribunal Superior de Allahabad ordenar a divisão da terra sagrada de Ayodhyva a partir do dia 30/09, sendo que um terço ficou para os mulçumanos e dois terços para os hindus, embora esta divisão não igualitária tenha gerado outra discussão entre os que acham justo e os que não concordam. O que você acha? Para quem não sabe da história em torno do fato foi que em 1992 em Ayodhya um grupo extremista derrubou a mesquita de Babri que era do século XVI e que foi erguida pelos hindus sobre o lugar de nascimento de Rama considerado um dos avatares do deus Vishnu e local de peregrinação. Na época os distúrbios que se seguiram á destruição da mesquita causou a morte de cerca de 2 mil pessoas.

“Gandhiji (o sufixo indica respeito na Índia) nos mostrou como enfrentar de forma resolvida ao medo, a compreender a importância da verdade e a trabalhar para a erradicação da pobreza, o analfabetismo e a discriminação”, disse a presidente, Pratibha Patil, em mensagem divulgada às vésperas da comemoração.