Banco da mulher financia motoristas de tuk tuk em Deli

Share

Em Nova Deli um grupo de 30 mulheres acaba de ser autorizado para dirigir tuk tuks elétricos na cidade. A iniciativa do Bharatiya Mahila Bank, Banco da mulher financia motoristas de tuk tuk em Deli. O banco é o terceiro banco do mundo e primeiro da Índia destinado para mulheres. Seus clientes podem ser de ambos os sexos porém as  linhas de crédito são destinadas somente para mulheres.

No projeto, as mulheres participaram do projeto de capacitação durante seis meses, onde foram treinadas em técnicas de direção defensiva, leis de trânsito, atendimento a clientes e defesa pessoal. A iniciativa espera que o projeto incentive mulheres a participarem ativamente dos rendimentos da família e diminua a grande barreira que há na Índia quanto ao trabalho feminino.Os tuk tuks elétricos, também chamados de rickshaw ou riquixá, vão operar nas proximidades da estação de metrô de Madipur, na cidade de Nova Deli mas também poderão ser encontrados circulando pelas demais áreas da cidade. Para conforto e segurança das motoristas e passageiros, todos os tuk tuks vêm com GPS e câmeras de fábrica. A espectativa da presença das câmeras é que os veículos possam atuar como os olhos e os ouvidos do departamento de trânsito de Nova Deli.

A cidade comemora não somente o programa de regularização da mão de obra feminina mas também a capacitação de motoristas do sexo masculino. Narotan Singh, um dos 40.000 motoristas de riquixás de Nova Deli comentou em entrevista à agência internacional Reuters sobre sua mudança de comportamento desde que fez o curso de capacitação. O motorista conta que assim como muitos motoristas costumava julgar as passageiras pelas suas roupas ou costumes como de fumar cigarros ou andar sozinhas. Hoje conversa que mudou sua forma de pensar na medida em que vê iniciativas de mulheres independentes que trabalham para sustentar suas famílias. O departamento de trânsito de Deli obriga desde 2014 que homens passem por uma aula de uma hora de educação de gênero para a obtenção da licença anual de motorista de taxi.

Share