Livro: India-Brazil Diplomatic Relations

Share

Em 6 de outubro de 2017, a Embaixada da Índia em Brasília organizou o lançamento do livro India-Brazil Diplomatic Relations (1948 – 2017), um livro que celebra 70 anos de relações diplomáticas entre a Índia e o Brasil. O livro, que pode ser baixado de graça na internet conta uma breve história das relações diplomáticas entre os dois países, podendo servir de base tanto para estudos sobre as visitas diplomáticas quanto para curiosidades das relações entre as embaixadas. O livro de 84 páginas resgata o histórico dessas relações que datam desde 1948, praticamente um ano após a independência do país, época em que começaram a vir as primeiras levas de migrações de indianos para o Brasil.

Tratando-se de Índia, o limite do diplomático muitas vezes assume proporções diferentes, como por exemplo a questão do gado indiano em solo brasileiro. Curiosamente, segundo o livro, 80% do DNA do nosso gado hoje é indiano. De acordo com a história em 1959 foi firmado um acordo onde Cid, um fazendeiro do Brasil, em 1959 teria ficado abismado com o porte dos gados premiados indianos e viajou até a Índia onde conseguiu permissão de comprar um touro e trazer para o Brasil. O acordo contava que o animal deveria não ser abatido por dez gerações, acordo esse que até onde sabemos foi respeitado pelos brasileiros. De acordo com as embaixadas, Brasil e Índia tem muito a trocar e oferecer uma a outra. Nós, como sempre, somos excelentes fornecedores de leguminosas enquanto a Índia vai exportar principalmente tecnologia da informação.

Hum, e para quem mora perto de uma das embaixadas, deixo a dica de visitá-las para aprender com elas. A Embaixada da Índia em Brasília e o Consulado em São Paulo conduzem aulas de Ioga regulares semanalmente, que contam com grande participação. Além disso, existe um fórum literário “Chá com Letras” na Embaixada que tem aprimorado o conhecimento cultural entre os dois países.

Tá curioso para ler um pouco mais e descobrir não só sobre os acordos entre Índia e Brasil mas como um pouco da política externa dos indianos desde a independência do país? Então clique aqui ter acesso ao livro na íntegra:

http://indianembassy.org.br/wp-content/uploads/2017/10/Livro_FINAL_Online-1.pdf

Fonte: Embaixada da Índia no Brasil

Share